A Confeitaria

Faço pães desde criança assim como bolos simples mas deliciosos, não cresci numa família com muita pratica de confeitaria ou panificação mas minha avó e tias faziam pães caseiros de modo simples e sim com bastante sova e eram pães deliciosos que marcaram muito minha infancia e adolescencia assim como a de meus tres filhos.

Desde pouca idade creio que uns 7 anos eu fazia bolos simples que fui aprendendo de observar ninguém me ensinou, uma vez minha mãe tinha de colocar uma receita de um alimento num livro de receita do grupo dela de professores e acabou pedindo a mim com meus 8 anos fazer uma receita de um bolo que fosse apenas dois ovos.. e foi o que fiz.

Continuei no decorrer de minha vida sempre aprendendo e testando novas receitas seja de bolo, sobremesas ou de pães simples e artesanais.
Depois que me casei comecei a fazer muitos pães em casa e comecei usar mais farinha integral e aveia para buscar algo mais saudável para a família. 

Depois de mais velha com os filhos já adultos e com o acesso a internet comecei a fazer cursos de confeitaria, SENAI, Entremets franceses, cursos de bolos de festa, fiz minha formação no metodo Wilton de pasta americana, e fiz inúmeros outros cursos seja online como presenciais. 
E em 2012 comecei a estudar mais a panificação seja com livros incríveis em ingles seja com cursos online e presenciais que me abriram um panorama enorme sobre pães e até onde podemos chegar usando apenas FARINHA, AGUA, FERMENTO E SAL.

Mesmo após tantos anos fazendo pão me emociona ver apenas quatro ingredientes se misturando e formando um alimento tão milenar, o alimento que usamos para até receber a ceia do Senhor na igreja e na catolica é a hostia que tb representa o pão. 

Sou padeira e confeiteira, apaixonada pela arte da fermentação natural — uma técnica milenar que transforma farinha, água e fermento em pães vivos, cheios de sabor e identidade.
Nesse blog irei postar receitas de confeitaria mas vou me detalhar mais e trazer mais experiencias e vídeos ou fotos de pães. 

Existem várias técnicas para você fazer pães maravilhosos  usando diferentes fermentos desde o fermento seco que vc acha em qualquer mercadinho até a biga, esponja, polish, massa madre ou Levain, ou o fermento fresco que você encontra no supermercado.

Depois de muitos testes, erros e fornadas, descobri que fazer pão é mais do que seguir uma receita: é entender o tempo, a textura e o toque certo em cada etapa para isso você precisa sentir a massa, tocar a massa com as mãos e perceber o que ela esta te demonstrando.

Hoje após 
Meu objetivo é mostrar que qualquer pessoa pode fazer pães incríveis em casa, com crosta dourada, miolo leve e sabor autêntico — sem mistérios, com técnica e sensibilidade.

Além dos pães, também compartilho receitas de confeitaria artesanal, mantendo sempre o mesmo princípio: ingredientes de qualidade, respeito processo e amor pelo que se faz.

Aqui você encontra inspiração, aprendizado e o verdadeiro sabor do pão feito à mão, e também bolos e sobremesas que encantam e transformam a vida em algo mais belo e agradável. 
Não precisamos ter medo do pão e nem dos bolos, nossos ancestrais os comiam com parcimonia e com equilíbrio e assim deve ser nossa atitude.


Comentários